terça-feira, 15 de novembro de 2011

EDUCAÇÃO ESPARTANA

HOJE TOTALMENTE INACEITÁVEIS, OS CASTIGOS LIGADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL APARECEM NOS ENSINAMENTOS DO LENDÁRIO LICURGO QUE, POR VOLTA DO SÉCULO 7 a.C., FUNDOU VÁRIAS INSTITUIÇÕES ESPARTANAS. SEGUNDO ELE A PARTIR DOS 7 ANOS, OS MENINOS DA CIDADE GREGA DEVERIAM RECEBER UMA FORMAÇÃO MILITAR. UMA VEZ POR ANO, AS CRIANÇAS ERAM CHICOTEADAS NA FRENTE DO ALTAR DEDICADO À (deusa ) ARTEMIS.
ACREDITAVA-SE QUE A DOR AUMENTAVA A FORÇA E ENOBRICIA O CARÁTER.

“Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.”
 o art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei Federal, 8069/90.
ERRADICAR OS CASTIGOS FÍSICOS E HUMILHANTES QUE SÃO USADOS ATÉ OS DIAS ATUAIS . ESTIMULEM UMA RELAÇÃO FAMÍLIAR RESPEITOSA QUE GARANTA O DIREITO DAS CRIANÇAS À INTEGRIDADE FÍSICA.
A PRETEXTO DE EDUCAR AS CRIANÇAS, ADULTOS AS SUBMENTEM A TRATAMENTO DEGRADANTE, INDIGNO OU ATERRORIZANTE E QUE A FREQUÊNCIA E ENTENSIDADE DOS CASTIGOS MUITAS VEZES CONFIGURAM TORTURA; ESSA PRÁTICA POSSUI RAÍZES PROFUNDAS NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE E NA TRADIÇÃO FAMÍLIAR BRASILEIRAS, MERECENDO ATENÇÃO ESPECIAL EM PRGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS POR SER UMA VIOLÊNCIA LEGITIMADA E NATURALIZADA EM NOSSO MEIO;


fonte: RNBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário